Relógio

relojes web gratis

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Sistema Operacional

sistema operacional (S.O.) é uma espécie de base sobre a qual são executados diversos programas utilizados por um computador. Em português europeu é denominado sistema operativo.

É o intermediário, a interface entre o hardware e o software, ou seja, entre os componentes físicos do computador com os programas. Essa é uma perspectiva do usuário ou do programador (visão "top-down" - de cima para baixo).

Já em uma perspectiva de baixo para cima (visão "bottom-up") é um gerenciador de recursos, ou seja, controla quando e quais recursos (memória, disco, periféricos) podem ser utilizados. E quais aplicações (processos) podem ser executadas.

Na prática, o sistema operacional consiste de uma série de programas gravados no disco rígido que são carregados na memória (ou seja, são levados à memória RAM) e são executados ( "rodam" ) assim que o computador é ligado.

Portanto, logo que o sistema operacional entra em funcionamento é feito um ajuste e, também, a verificação de todos os periféricos existentes. Então, o sistema fica esperando comandos do usuário.

Ao emitir um comando desencadeia-se a execução de tarefas bem determinadas (exemplos: ler a tecla pressionada no teclado, gravar na memória de vídeo o código de um caracter, transferir um arquivo de uma mídia externa (por exemplo: um disquete, um CD ou de um pendrive) para a memória principal, apagar um byte gravado na memória etc.)

O S.O. é uma plataforma sobre a qual se pode executar vários tipos de programas, como aplicativos e jogos. Assim, um sistema operacional é utilizado para operar e gerenciar a ação dos outros programas e coordená-los com a atividade do equipamento, inclusive os periféricos (teclado, monitor, mouse, impressora ...).

Portanto, é o S.O. que recebe as ordens do usuário, traduzindo-as para uma linguagem compreensível pelo computador. Ele também traduz, em uma linguagem mais acessível, a resposta da máquina aos comandos do usuário. Ou seja, o sistema operacional pode ser considerado um intérprete entre o usuário e o computador, além de ser um gerenciador das atividades realizadas pela máquina.

Atualmente são usadas interfaces gráficas, ou seja, na tela do sistema aparecem imagens (ícones) que, quando clicadas, dão acesso a funções de programas instalados e do sistema, por meio do teclado ou de simples cliques de mouse.

Portanto, a função de um S.O. é controlar todos os equipamentos instalados na máquina, permitindo que se possa executar as tarefas básicas de um computador, por meio da ativação de elementos na tela, tais como: ícones, opções de menus, janelas, opções em janelas etc.

Alguns exemplos de sistema operacional são: Linux (em suas várias distribuições: Debian, Conectiva, Mandrake, Red Hat, Kurumin, Ubuntu , SUSE, ...), OS/2, Windows (versões 95, 98, ME, 2000, XP, Vista), DOS, etc.




Nenhum comentário:

Postar um comentário