Relógio

relojes web gratis

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Redes de Computadores - Networking


Redes são sistemas de processamento distribuídos de dados e usam equipamentos de comunicação para conectar dois ou mais computadores e recursos.
A rede local (LAN) é projetada para compartilhar dados e recursos entre diversos usuários em um único escritório ou prédio.
Os componentes básicos de uma rede são: dispositivo, emissor, link de comunicação e, link receptor.
A comunicação das redes acontece através da transmissão analógica ou digital Normalmente um meio de comunicação é analógico e, quem emite ou quem recebe acaba emitindo ou recebendo uma comunicação digital. A conversão de sinais digitais em analógicos denomina-se modulação e a conversão de sinais analógicos em digitais de demodulação. O aparelho ou dispositivo utilizado para modulação ou demodulação chama-se modem. Há vários tipos de modem: Interno, externo, via USB e etc..
Os meios de comunicação ou mídia de comunicação podem ser com fios, podemos citar como exemplos, a fibra ótica e os pares de fios, ou as mídias de comunicação podem ocorrer sem a utilização de fios, através de fibra óptica, microondas, satélites, WIFI, Bluetooth, WLAN e etc.
Uma rede local pode ainda ser “arranjada” de várias formas, esses tipos são chamados de topologia. Podemos citar as mais comuns: estrela, anel e barramento.
Para conectar computadores na internet, utiliza-se a rede ampla (WAN), que pode se estender por todo o globo ou ligar computadores dispersos pela cidade. Podemos dizer que a Internet é a interligação de diversas redes (WANs e LANs). Os componentes são: o serviço discado, também chamado de serviço comutado ou conexão discada (dial-up), que estabelece uma conexão temporária entre dois pontos quando uma chamada é feita e, o serviço dedicado, que provê conexão permanente entre dois ou mais locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário