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sexta-feira, 30 de março de 2012

Linguagem de máquina




Para os humanos a interação não seria completamente nada sem o alfabeto e os números não é mesmo? Mas com os computadores isso é um pouco diferente. Chamada de "linguagem binaria", os famosos 1 e 0 é o que dão origem a essa linguagem. Entenda um pouco sobre como ela funciona.
Para entender melhor como funciona essa TRADUÇÃO da linguagem humana para a linguagem de máquina, como assim é chamada, é preciso saber o alfabeto binário (não necessariamente decorá-lo).
Cada algarismo 1 ou 0, é chamado de bit (binary digit) e para que se forme um dígito são necessários oito bits e cada conjunto de oito bits é chamado de byte, normalmente. Veja o alfabeto binário:
A 01000001B 01000010C 01000011D 01000100E 01000101F 01000110
G 01000111H 01001000I 01001001J 01001010K 01001011L 01001100
M 01001101N 01001110O 01001111P 01010000Q 01010001R 01010010
S 01010011T 01010100U 01010101V 01010110W 01010111X 01011000Y 01011001Z 01011010
Essa é a codificação ASCII (American Standard Code for Information Interchange ou Código Padrão Americano para Intercâmbio de Informações) e é a mais usada.
Se você pedir um comando para que, por exemplo, seja encontrado todos os números primos até um inteiro n, nossa estratégia tem de seguir uma lógica como se fosse usada na aula de matemática, no caso. Aí ficará da seguinte forma:
1. Obter números do intervalo [2, n];
2. Apagar os números maiores que e divisíveis por 2;
3. Obter próximo primo p;
4. Se p for menor que a raiz quadrada de n, então:
4.1. Apagar os números maiores que e divisíveis por p;
4.2. Ir ao passo 3;
5. Senão:
5.1. Ir ao passo 6;
6. Fim.
Este modelo numérico antes de cada comando é o chamado algoritmo usado em várias linguagens de programação.
Obviamente, um algoritmo deve ser executado por algum ser. Este ser pode ser uma pessoa munida de certos equipamentos e utensílios ou por máquinas projetadas para executar automaticamente algumas instruções básicas. Mas preciso saber se esse ser, ou agente, é capaz de interpretar as instruções. Pegando o exemplo acima, se a pessoa souber o que é um número primo, raiz quadrada e os números divisíveis por 2 e p, ele é capaz. Não sabendo de ao menos um desses itens ele se torna incapaz. Então há essa necessidade de saber a capacidade do agente que no computador é conhecido com Processador ou CPU.
Você deve estar se perguntando: "Cada letra desse comando acima eu vou ter que passar par a linguagem dos "0" e "1"?" Não se assuste. Hoje existem vários tradutores encarregados de fazer essa tradução da linguagem humana para a linguagem de máquina e vice-versa.

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